Você sabe a diferença Leasing e Consórcio?

Como prometido no post anterior, vamos conceituar mais dois termos da área financeira, vamos explicar hoje duas conhecidas palavras:

  1. Consórcio: Modalidade de compra em que pessoas físicas ou jurídicas se unem com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. Se juntam através de uma Administradora de Consórcios autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Esse grupo paga uma parcela mensal, no máximo por 80 meses, e mês a mês ocorrem sorteios em que essas pessoas recebem o valor total da apólice. É muito vantajoso pois não tem incidência de juros, apenas taxas administrativas parceladas.
  2. Leasing: Não é uma modalidade de compra e sim arrendamento mercantil. É como se fosse um contrato de aluguel em que o banco compra o bem e disponibiliza para uso mediante parcelas mensais em valores e condições determinados previamente. Portanto o bem é da instituição e ela tem o direito de propriedade. Se uma parcela atrasar, ela pode tomá-lo com facilidade. Ao finalizar o contrato de arrendamento, pode-se optar pela devolução do bem ou compra mediante quitação de eventuais valores residuais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *