Promessa é dívida

E se você quer que tudo se realize no ano que vai nascer, não comece 2019 com a dívida de uma promessa não cumprida. Faça seu planejamento para os próximos 365 dias trabalhar a seu favor desde já!

Chega de fazer aquela listinha cheia de promessas vazias no último dia do ano. Se quer cumpri-las de verdade, transforme cada uma delas em meta e aproveite o tempo que tem antes do ano acabar para se planejar e entrar em janeiro já com muito dinheiro no bolso, saúde prá dar e vender.

Verbo não é meta

Viajar, não é meta. Comprar um carro, também não. Vender mais, tampouco. Tudo isso é muito abstrato. Já, viajar para Madri, em julho de 2019, em vôo direto, comprando passagens em fevereiro, reservando hotel em maio, levando pouca bagagem, é uma meta. Metas devem ser claras, específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e ter um prazo definido. E para que servem as metas? Para fazer um planejamento mais eficiente e que trabalhe a seu favor já em 2018.

Tudo na planilha. Tudo!

  • Coloque no papel todos os compromissos financeiros para os próximos 12 meses.
  • Registre o valor previsto a ser gasto com cada uma dessas atividades para evitar riscos.
  • Fique atento às parcelas de compras feitas este ano e que se estenderão em 2019.
  • Anote os gastos que teve neste ano com coisas que não usou e podem ser eliminadas ou ter seus pacotes revistos, como academia, TV a cabo, telefone, internet etc.

Esse passos já serão úteis para fazer uma faxina financeira, descobrir onde está o ralo que engole seu dindim e definir suas prioridades para o novo ano.

Vire a chave

Se quer tirar as metas do papel é preciso virar a chave em seu mindset e aprender a pensar a curto, médio e longo prazo. Mude seu orçamento mensal e priorize as metas. Ou seja, assim que sua receita entrar na conta, destine a porcentagem (que você vai definir) para as metas e, com que sobrar, adeque seu padrão de vida. Por exemplo: 60% para o essencial, 25% para as metas, 10% para poupar/investir e 5% para imprevistos do dia a dia.

Se suas metas envolvem aquisição de bens ou serviços, pesquise. Saiba quanto custa cada uma para agir com antecedência e encontrar sempre o melhor custo-benefício.

Essas são só algumas dicas que podem ser úteis para manter sua saúde financeira. Comece agora a colocá-las em prática e verá os resultados chegarem mais rápidos no próximo ano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *