Empréstimo: Como saber se minha empresa precisa de um?

Grandes ou pequenos, uma significativas parcela de empresários e empreendedores sentem ainda um certo desconforto com o termo “empréstimo” (e “financiamento”) e, consequentemente, evitam culturalmente o crédito empresarial.

Mas, você sabia que existem momentos em que injetar recursos em seu negócio significa aumentar os lucros de modo significativo?

Tal medida pode representar tanto uma estratégia “defensiva” – em que a empresa busca manter sua posição de mercado frente a concorrência e alterações naturais de cenário -, quanto “ofensiva”, quando a empresa busca otimizar sua dinâmica, melhorar seu desempenho ou aumentar seu market share antecipando-se aos seus pares.

Apontamos, dessa forma, 7 situações que justificam a tomada de empréstimo por parte do empresário:

  1. Pesquisa e Desenvolvimento: a sociedade e os recursos tecnológicos mudaram e seu produto ou serviço precisa acompanhar as tendências e “evoluir” – investimentos em P&D costumam ser altos, envolvendo pesquisas de mercado, análises e intervenções científicas de alto custo, sourcing e rearranjos operacionais.
  2. Expansão da Capacidade Produtiva: com ou sem incrementos qualitativos no produto, sua empresa deseja aumentar sua produção por diversas razões – melhoria de desempenho, otimização da estrutura, demanda reprimida etc. – são investimentos que incluem reformas estruturais, aquisição de equipamentos, contratação de mão-de-obra e treinamentos.
  3. Expansão Mercadológica: sua empresa produz com desempenho e qualidade satisfatórios mas seus estoques são o problema. Você precisa expandir seus mercados através do aumento da força de vendas, dos canais de distribuição, exportação ou modelos de acesso.
  4. Investimentos em Marketing: sua empresa mantém um bom desempenho (quantitativo e qualitativo) até uma concorrente aparecer com mais fôlego financeiro para investir na visibilidade da marca – seus clientes migram para a concorrência e você precisará se reposicionar no mercado para manter o market share. Necessitará, nesse caso de profissionais de marketing e de campanhas assertivas para atender à sua demanda.
  5. Crescimento Acelerado: sua campanha de marketing foi um sucesso e sua demanda está maior que sua capacidade de atendimento – retornamos à questão da “demanda reprimida”. Você precisará de mais funcionários, mais tecnologia, mais estrutura.
  6. Consultoria Administrativa (jurídico-financeiro-contábil): sua empresa aumenta as vendas, aumenta a produção, mas não parece estar lucrando mais? Você precisa de rever seus resultados, custos, despesas, estratégias tributárias e desempenho operacional.
  7. Otimização e Diversificação de Portfólio: lembra daquela diretriz “em time que está ganhando não se mexe”? Isso não se aplica à gestão! Mesmo quando sua empresa estiver indo muito bem, procure otimizar sua curva ABC, seu fluxo de caixa e suas atividades operacionais – o que chamamos de “kaizen” (a melhora contínua) – e considere diversificar seu portfólio com novos produtos e serviços, como forma de proteger sua empresa das eventuais intempéries do mercado.

Segundo pesquisa do SEBRAE, existem ainda outras razões pelas quais as empresas solicitam crédito.

Seja qual for a sua necessidade… Conte com a Cabedal para orientá-lo!

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